Guia de Montreal da Academia de Intercâmbio

Quer conhecer um lugar bacana, com charme de Europa, onde falam inglês e é bem mais perto do Brasil? Veja o nosso guia de Montreal e descubra essa cidade!

 

O que você verá nesse post:

  1. Que existem varias atrações na parte antiga da cidade
  2. Que as melhores vistas de Montreal são de uma pequena montanha chamada Mont Royal
  3. Que um dos pratos típicos é feito com batata frita, molho de carne e pedaços de queijo
  4. Que você deve aproveitar e assistir uma partida de hockey no gelo

 

Há muito tempo o Canadá vem ganhando popularidade como destino de intercâmbio e passeio, para os brasileiros. Montreal, a maior cidade da província de Quebec, é uma cidade canadense com um feeling de Europa. Isso fico muito evidente na língua: o Francês é a língua oficial da cidade. Mas não se preocupe, a maior parte da população fala francês e inglês!

A cidade fica em uma ilha no leste do Canadá, perto da divisa com os Estados Unidos e tem cerca de 1,6 milhões de habitantes. Mesmo sendo pequena (pelo menos pelos padrões brasileiros) a cidade tem um grande número de atrações a serem descobertas. O guia de Montreal da Academia de Intercâmbio te dará uma boa idéia de onde começar a descobrir essa cidade.

 

Onde eu devo ir?

Faça uma caminhada pela parte antiga da cidade, a Vieux-Montréal, que foi onde ela foi fundada. Lá você pode fazer um passeio a pé e ver prédios do século 17 em diante. Aproveite para visitar o Centre D’histoire de Montréal, um museu que tem exposições sobre a história de Montreal, para conhecer mais sobre a cidade.

Após a visita ao museu, vá até a Basilique Notre-Dame de Montréal que também fica na parte antiga da cidade. A basílica atual foi construída no início do século 19, mas a primeira igreja que existiu no lugar foi terminada em 1683.

 

Montreal Museum of Fine Arts reúne mais de 40,000 obras de diversos artistas, antigas e contemporâneas. Lá você também pode ouvir palestras sobre arte e cultura, e também assistir concertos de música.

 

Se você tiver vontade de fazer compras e levar para casa produtos locais, faça uma parada no Marché Bonsecours, um mercado que tem boutiques vendendo artesanato, roupas, acessórios, jóias e artigos para casa. No local você também encontra alguns restaurantes, caso você precise de um pit-stop para se refazer durante as compras.

 

E o que é bom fazer de graça?

Em qualquer lugar novo é sempre legal poder ver a cidade de um ponto alto e assim ter uma idéia melhor de como ela é. O Mont Royal é uma pequena montanha e é considerada uma das maiores áreas verdes da cidade. Lá você pode andar pelos parques, visitar os cemitérios históricos e chegar até o Kondiaronk Belvedere, de onde você terá uma vista linda de Montreal.

 

Não perca também uma visita ao Mont Royal nos domingos de maio a setembro, onde rola um festival de percussão chamado Les Tams-tams du Mont Royal. O evento acontece no parque do Mont Royal perto do monumento George-Étienne Cartier e reune percussionistas, dançarinos e vendedores de artesanato.

 

Fazer uma visita a um mercado público é sempre uma boa maneira de ver como as pessoas de um lugar novo vivem e o que elas comem. O Marché Jean-Talon é um dos maiores mercados públicos do Canadá e onde você pode achar vários produtores locais vendendo seus produtos. O mercado também fica aberto durante o inverno, mas o número de vendedores é reduzido.

 

O que eu devo comer?

O pessoal de Montreal diz que as bagels (pequenos pães com um buraco no meio) deles são as melhores do mundo, causando uma certa rivalidade com o pessoal de Nova Iorque que diz a mesma coisa sobre as bagels deles. As de Montreal são distintas, por serem feitas a mão e serem sempre assadas em um forno a lenha. Os dois melhores lugares para comprar as bagels são a Fairmont Bagel e a St-Viateur Bagel. Compre os pãezinhos lá e use a sua imaginação para rechear em casa: cream cheese e salmão defumado, salame e mostarda, ou até uma de ovo frito com presunto para o café da manhã.

 

Deixe um espaço depois das bagels para provar o famoso poutine: batatas fritas cobertas de gravy (molho de carne) e cheese curds (pedaços de queijo). O La Banquise, que existe desde 1968, fica aberto 24 horas e tem cerca de 30 tipos diferentes de poutine no cardápio, do mais tradicional até os com bacon e guacamole.

 

A província de Quebec é a maior produtora de maple syrup (xarope de bordo) do mundo e vale levar algumas guloseimas para dar de presente para a família e os amigos. A loja Canadian Maple Delights tem uma variedade de produtos feitos com xarope de bordo e também vende o xarope em garrafas do tamanho perfeito para levar como presente. Uma segunda opção e ir até a loja Le Marché des Saveurs du Québec uma loja especializada em produtos da província de Quebec, inclusive o xarope de bordo.

 

 

Sobrou grana, o que mais eu posso fazer?

Para quem gosta de comer o Joe Beef esta na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo. O cardápio é clássico (bife, spaghetti com lagosta, ostras…) e com estilo gastropub (boteco chique), mas os preços são considerados um pouco mais altos que o resto da região, mesmo assim vive lotado.

Para fazer uma reserva clique AQUI

 

Hockey no gelo é o esporte nacional do Canada e o time local é o Canadiens de Montréal. Os jogos deles em Montreal são no Centre Belle, uma arena de hockey inaugurada em 1996,  e se você tiver a oportunidade vale ir torcer pelo time amado da cidade, se eles estiverem jogando.

Para comprar ingressos veja o site do time AQUI

O que você viu nesse post:

  1. Que a parte histórica de Montreal tem prédios do século 17
  2. Que seus domingos de verão podem ser animados por uma apresentação de percussão ao ar livre
  3. Que você não deve deixar de provar as bagels e o poutine
  4. Que no Canada o equivalente do futebol é o hockey no gelo