Pensando em fazer intercâmbio para a Irlanda?

Pretende passar mais de um mês e, deseja trabalhar no país?

Aqui vão algumas coisas fundamentais para tornar este processo mais prático!

 

Para ficar na Irlanda por um período maior que 90 dias, é necessário tirar um documento chamado IRP (Irish Residence Permit). O IRP é a comprovação de que você está autorizado legalmente a estar no país e ainda poder trabalhar e abrir conta em banco.

 

O processo para conseguir esse documento vai demandar organização e persistência, por isso é muito importante que você comece planejar o agendamento para retirada da documentação pelo menos 2 meses antes da data de sua viagem.

 

O agendamento é bastante concorrido e mesmo abrindo diariamente acaba em minutos. Para tornar as coisas mais fáceis, você poderá fazê-lo no site https://burghquayregistrationoffice.inis.gov.ie/ clicando no botão “Make An Appointment” ou pelo app GNIB Ireland e GNIB Notification (GNIB é a sigla antiga, que desde 2017 foi mudada para IRP, mas no aplicativo continua a antiga, vai entender!).

 

Ainda assim, há duas dicas fundamentais para aumentar suas chances de conseguir um agendamento com sucesso:

 

  • – Utilizar os apps na hora de preencher os dados na posição horizontal, porque ao final da página haverá um botão de verificação “eu não sou um robô” e geralmente na posição vertical do celular ele não aparece, e, neste caso todo e qualquer segundo perdido pode te fazer perder a oportunidade do dia.
  • Outra dica é que todos os dias às 10 horas da manhã (na Irlanda) acontece uma atualização de sistema do banco de dados da imigração, portanto novas vagas podem se abrir mais facilmente. Como o fuso no Brasil é de 4 horas, dependendo da região, o pulo do gato está em colocar seu celular para despertar mais ou menos 5h50 da manhã (Brasil), já deixar os dados preenchidos no formulário online e às 6 da manhã já enviar e insistir no botão para ter mais chances de conseguir. O valor do IRP é de €300 e a cada renovação é necessário pagar esse valor.

 

O que é necessário para tirar o IRP?

  • Passaporte com validade de pelo menos 6 meses contando da data de retorno ao Brasil
  • Matricula da escola (portanto não é possível arrumar trabalho fulltime)
  • Documento de acomodação reservada para pelo menos 1 semana
  • Seguro governamental/ seguro viagem
  • Passagem de volta para o Brasil
  • Comprovação de €3000 (ATENÇÃO: não levar este valor em espécie! É necessário levar um extrato do cartão, ou um comprovante do depósito deste valor na sua conta)

 

Essas dicas são válidas para quem quer tirar o visto em Dublin. Em outras cidades é possível você ir pessoalmente até a imigração e fazer o agendamento com mais facilidade.

 

Evite cancelar os agendamentos, caso abram datas mais próximas do que você deseja. Do contrário, você poderá não conseguir e perder a data já agendada.

 

Depois chegar na imigração em Dublin na data e horário agendados, saiba que você poderá enfrentar até 5 horas de espera até conseguir sair de lá com seu IRP, portanto, leve carregador, água, lanches práticos e coisas para se entreter.

 

O endereço da imigração em Dublin é 13/14 Burgh Quay, Dublin, D02 XK70, província de Leinster. Telefone +353 1 456 2895.

 

Boa sorte e um excelente intercâmbio!