As regras sobre estudo e trabalho na Nova Zelândia

Se você esta indo para a Nova Zelândia estudar e está planejando trabalhar, conheça aqui as  regras de trabalho e comece o seu intercâmbio mais preparado!

Uma das grandes preocupações dos alunos partindo para o intercâmbio é a possibilidade de poder trabalhar durante os estudos. Como cada país tem suas regras e essas regras podem mudar, fica difícil ter a certeza do que você pode fazer quando chegar ao seu país de destino.

Para os alunos embarcando para a Nova Zelândia as regras sobre o trabalho para estudantes mudaram no início de 2014, facilitando essa opção para alunos matriculados em cursos específicos.

O que você verá neste post:

  1. Quais são as regras de trabalho para os estudantes
  2. Quais são as regras para os cursos mais longos
  3. Se o seu acompanhante pode trabalhar
  4.   O que você precisa fazer para trabalhar na Nova Zelândia após terminar o seu curso

 

Quais são as regras?

O Sistema Educacional na Nova Zelândia possui uma divisão de qualificações por níveis, que vão do 1 ao 10, de acordo com o nível de conhecimento que proporcionam ao aluno (para saber mais sobre essas categorias, clique AQUI) .

Do nível 1 ao 4 são os chamados Certificados, cursos mais básicos de qualificação em uma área, oferecidos em vários campos de atuação e geralmente de curta duração. As regras se aplicam aos alunos estudando em escolas que pertencem a essa categoria.

Se esse for o seu caso, você poderá trabalhar 20 horas por semana. Mas fique atento às regras: isso só vale se o seu curso tiver no mínimo 14 semanas de duração, com no mínimo 20 horas de estudo por semana.

Escolas desta categoria normalmente oferecem cursos mais curtos e com um bom custo-benefício. São uma boa opção para aqueles que querem estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

 

O meu curso é mais longo, como fica a questão do trabalho?

Os níveis 5 e 6 são mais elaborados e englobam Certificados e Diplomas. Essa categoria normalmente tem cursos mais longos, incluindo cursos técnicos ( hotelaria, culinária, etc). Normalmente, para esses cursos o aluno já precisa ter um conhecimento bom do inglês e muitas vezes o teste de inglês IELTS é exigido para a entrada (saiba mais sobre o IELTS AQUI).

Caso você decida por um curso que se encaixa nesta categoria, você também poderá trabalhar 20 horas por semana, sendo que o seu curso deve durar no mínimo 6 meses. Se você escolher um diploma que tenha duração de mais de 12 meses, você poderá trabalhar em período integral durante as férias do seu curso,  além das 20 horas por semana durante o semestre.

 

O meu acompanhante/esposo/esposa está indo comigo, ele/ela também pode trabalhar?

Depende. O companheiro pode pedir um “Visitor Visa” para o período em que você está estudando e permanecer com você no país durante todo o tempo de seu estudo. Mas, neste caso, não poderá trabalhar a não ser que o curso que a pessoa  esteja fazendo seja nível 7 ou mais!

Para cursos de nível 8 ou mais o cônjuge poderá trabalhar e ainda terá escola gratuita para filhos entre 5 e 17 anos pois poderão ingressar no sistema de ensino da Nova Zelândia.

Se o seu companheiro também for estudar, pedirá o seu próprio visto de estudante, e poderá trabalhar nas mesmas circunstâncias descritas acima.

 

Acabei o meu curso, e agora?

Nem todos os cursos te dão a opção de obter um visto de trabalho após o término dos estudos (para saber mais informações clique AQUI).

Se você acabou o seu curso na Nova Zelândia e recebeu a sua qualificação (de curso técnico ou universidade) você tem duas opções se quiser continuar trabalhando no país:

Post-study work visa (open) : com esse visto você tem até 12 meses para achar um trabalho na área em que você se formou/qualificou. Enquanto você estiver procurando um emprego em sua área, você pode trabalhar em qualquer lugar para se sustentar.

Post-study work visa (employer assisted): essa opção é valida para aqueles que já acharam um emprego em sua área e contam com o apoio do empregador. O visto dá o direito a ficar de 2 a 3 anos no país trabalhando. Este visto também serve como um caminho para conseguir um visto de residência. Isso, claro, depende da sua situação de trabalho no fim dos 2 ou 3 anos e pode ser mais fácil se sua profissão está na lista de profissões que estão em falta na Nova Zelândia (para ver se a sua profissão esta sendo procurada clique AQUI)

 

 

O que você viu neste post:

  1. Que os estudantes de cursos mais básicos agora podem trabalhar
  2. Que dependendo da duração do seu curso você pode trabalhar em período integral nas férias
  3. Que o seu acompanhante não pode trabalhar
  4. As opções de visto de trabalho após a conclusão do seu curso

 

Links úteis:

 

Site sobre trabalho para estudantes do governo da Nova Zelândia

Informação mais especifica sobre trabalho durante os estudos do governo da Nova Zelândia

Lista de profissões de quais profissionais estão sendo procurados pelo governo da Nova Zelândia