Como conseguir a cidadania Australiana

Por 24/11/2015Vistos

Para muitos intercambistas o processo de tirar um visto de turista ou de estudante já pode ser complicado demais, mas para aqueles que pensam em uma vida a longo prazo fora do Brasil a cidadania é uma opção que deve ser considerada.

Conseguir a cidadania Australiana não é um processo curto e normalmente requer alguns anos de trabalho e vida no país, porem se você tem planos de fazer a sua vida na Austrália não deixe isso te assustar.

 

O que você verá nesse post:

  1. Que antes de se tornar um cidadão, você precisa ser residente permanente;
  2. Que você tem que ter estado no país o maior período dos últimos 4 anos;
  3. Quais são os passos após ter entregue o seu pedido para as autoridades Australianas;

 

 

O primeiro passo para conseguir a cidadania Australiana é ter um visto de permanent resident (residente permanente). Existem várias maneiras de conseguir isso, mas a maior parte das pessoas consegue este visto em função do trabalho. Uma opção é conseguir um emprego e ter o seu empregador como “patrocinador” do seu visto, ou seja, a companhia ou pessoa que irá te empregar faz o pedido de visto, e você irá mostrar para o governo que  trará um benefício a companhia trabalhando para eles. A outra opção em termos de trabalho é se encaixar na lista das profissões das quais a Austrália tem necessidade (veja a lista AQUI). Além disso, investir ou abrir um negócio na Austrália também pode ser um caminho para conseguir este visto. Você também pode conseguir um visto de residente permanente se você tiver algum familiar que já tenha este visto morando na Austrália e você irá morar com ele.

 

Depois de ter conseguido o visto de residente permanente, você pode começar o processo para se tornar um cidadão. Para poder começar o processo você precisa:

– ter morado na Austrália de forma legal pelos ultimos quatro anos, e ter tido o visto de residente permanente pelo menos pelos últimos 12 meses

– não ter estado fora do país por mais de um ano nos últimos 4 anos, sendo que no último ano você pode ter passado no máximo 90 dias fora do país

– continuar sendo residente ou manter uma associação próxima com a Austrália no futuro

– ter bom caráter (não ter passagens pela polícia,  não ter ficado no país sem visto, etc)

 

Quando você tiver certeza que cumpriu tudo na relação acima, você pode preencher o formulário de pedido de cidadania (clique AQUI). Neste formulário você terá que fazer um “resumo” de sua vida na Austrália: onde morou, onde trabalhou, para onde você viajou, quem são os membros de sua família, etc.

Após ter entregue o formulário, você será chamado para conversar pessoalmente com um agente do governo, neste dia eles irão conferir seus documentos originais e fazer uma breve entrevista onde você também terá que responder perguntas sobre a Austrália (isso chama se Australian Citizenship Test). Se estiver tudo, irão avisar você que seu pedido foi aceito, e o ultimo passo será ir a uma cerimonia onde você receberá o certificado oficial de sua cidadania Australiana.

 

O que você viu nesse post:

  1. O processo para conseguir cidadania Australiana demora no mínimo 4 anos
  2. Que você primeiro tem que ter o visto de residente permanente
  3. Que você terá que passar por uma entrevista com um agente do governo

 

Links úteis:

Se você quer saber mais visite o site da imigração Australiana