Como conseguir a cidadania Britânica

Por 29/04/2016Vistos

Você gostaria de continuar vivendo na Inglaterra? Já pensou em pedir a cidadania britânica? Nosso post tem as informações que você precisa!

 

A Inglaterra continua sendo um destino popular entre os intercambistas brasileiros que querem melhorar o inglês. Com a qualidade de vida boa, a proximidade dos países da Europa e a população multicultural, muitos estudantes acabam conseguindo empregos e continuam a viver no país após terem terminado seus estudos. Mas e aqueles que gostariam de ficar por tempo indeterminado? Ter a cidadania britânica pode ser o melhor caminho para as pessoas que farão sua vida lá. Neste post reunimos as principais informações que você precisa para realizar esse processo.

 

O que você verá neste post:

  1. Que você deve ter o indefinite leave to remainantes de pedir a cidadania
  2. Que você deve ter morado no Reino Unido por no mínimo cinco anos
  3. Que você deve ter um ótimo conhecimento da língua inglesa e da vida no Reino Unido

 

O processo para obter a cidadania britânica começa quando você consegue a permissão para ficar indefinidamente na Inglaterra. Isso é conhecido como o Indefinite Leave to Remain (ILR) e é o equivalente a ter o visto de residente permanente.

A maior parte das pessoas consegue o ILR depois de ter trabalhado na Inglaterra por no mínimo cinco anos. Alguns conseguem por serem casados ou terem membros da família que tem o ILR ou a cidadania britânica. Você pode encontrar o formulário do pedido AQUI.

Se você quiser informações específicas sobre como fazer o pedido pelo ILR, veja o site do governo do Reino Unido AQUI.

 

Se você já tem o ILR, pode pensar em pedir a cidadania Britânica. Antes de fazer o pedido, deve ter a certeza de que:

– já tem o ILR por no mínimo 12 meses

– morou no Reino Unido nos últimos cinco anos, pelo menos

– não esteve fora do país por mais de 450 dias nesses últimos cinco anos

– não passou mais de 90 dias fora do país nos últimos 12 meses

– tem bom caráter (não tem passagem pela polícia, não ficou no país sem visto ou com visto vencido, etc)

– continuará vivendo no Reino Unido

– pode passar nos testes de conhecimento da língua inglesa e da vida no Reino Unido

 

Se você se encaixa nos padrões acima, pode começar o processo de pedido de cidadania. O primeiro passo é preencher o formulário de pedido de naturalização. Este formulário pede seus dados pessoais, seus endereços nos últimos cinco anos, dados dos seus pais e esposo/esposa, dados de onde você trabalhou, as viagens que fez e qualquer passagem pela polícia. Você também precisará que duas pessoas assinem o formulário, declarando que te conhecem há mais de três anos e que podem dar informações sobre você ao governo durante o processo de naturalização. Pelo menos uma das pessoas dever ser um cidadão Britânico.

Junto com o formulário você também deve enviar o resultado de seu teste de conhecimento da língua inglesa (o resultado do IELTS é aceito) e também o resultado do teste sobre a vida no Reino Unido.

 

Depois de ter enviado o formulário e os documentos, você deve receber uma carta confirmando que seu pedido de naturalização foi recebido. Dependendo da sua situação, você terá que comparecer a uma entrevista onde terá que responder perguntas adicionais. Uma decisão final sobre seu pedido deve demorar em torno de seis meses.

Se o seu pedido for aprovado, você terá que comparecer a uma cerimonia onde fará um juramento prometendo respeitar os direitos, as liberdades e as leis do Reino Unido. Depois disso, receberá o certificado de cidadania e será considerado um cidadão Britânico

O que você viu nesse post:

  1. Que existem restrições na quantidade de tempo que você pode ter passado fora do Reino Unido nos anos antecedendo o pedido de cidadania
  2. Que você deve conhecer no mínimo um cidadão Britanico a mais de três anos que possa servir como referência no seu pedido
  3.  Que o tempo entre enviar o pedido de cidadania e receber notificação da decisão pode ser de seis meses

 

Links úteis:

Site do governo Britânico com informações sobre o pedido de cidadania