Imposto de renda, fundo de aposentadoria e como pegar um dinheiro de volta ao sair da Austrália

Por 16/11/2015Trabalho

Muitos estudantes aproveitam o intercâmbio para trabalhar. Isso não só é bom para conseguir uma grana extra, mas também ajuda você a aprimorar o seu inglês e se integrar mais a vida local.

Lidar com as questões de CPF, imposto de renda, fundos de aposentadoria e impostos em um país novo, com uma língua diferente, pode ser complicado. Juntamos aqui algumas dicas das coisas mais importantes que você deve saber.

 

O que você verá neste post:

  1. O que é o tax file numbere como conseguir um
  2. Quem precisa fazer a declaração de imposto de renda
  3. O que é a superannuation
  4. Como conseguir o reembolso de impostos no aeroporto

 

Tax file number

Se você pretende trabalhar enquanto estiver estudando na Austrália, a primeira coisa que você deve fazer é tirar um Tax File Number, que é o equivalente ao CPF aqui no Brasil.

Você pode fazer isso online no site da Australian Taxation Office (link AQUI) e o número será enviado para o seu endereço na Austrália dentro de 28 dias.

Quando você começar a trabalhar, terá que fornecer este número ao seu empregador.

 

Tax return

Na Austrália você só precisa fazer a declaração de imposto de renda se ganhar mais de AU$18.200,00 por ano.  Renda abaixo deste valor não é taxada. Para descobrir se você precisa fazer uma declaração de imposto de renda, use o questionário da Australian Taxation Office.

Caso você ganhe acima deste valor, pode fazer a sua declaração online AQUI.

Se você precisar de ajuda, a receita federal Australiana tem um programa chamado Tax Help, onde voluntários podem te ajudar a fazer a declaração sem custo algum. Mais informações podem ser achadas na página do Tax Help.

 

Superannuation

Todos os trabalhadores na Austrália tem uma quantia de dinheiro depositada pelos seus empregadores em um fundo chamado superannuation (também chamados de super funds) para ser usada depois de se aposentarem. Parecido com o FGTS aqui no Brasil.

Ao voltar para o Brasil você tem a opção de resgatar o dinheiro deste fundo, que será depositado em sua conta. Isso pode ser feito online AQUI. Para completar o pedido você precisará ter o nome do fundo e o número da sua conta no fundo, que você pode descobrir com o seu empregador.

 

Tourist refund scheme

Na hora de voltar para o Brasil, no aeroporto, você terá a chance de pegar mais um pouco de dinheiro de volta usando o Tourist Refund Scheme. Esse esquema devolve para você o imposto que você pagou em cima de produtos que você está  levando para fora da Austrália.

Mas isso só dá para fazer com algumas coisas, pois as regras são:

– a compra tem que ter sido feita nos últimos 60 dias

– o valor da compra tem que ser acima de AU$300 em cada loja

– você tem que apresentar o recibo

– você tem que apresentar os ítens no aeroporto (isso normalmente é feito na area de embarque, então os itens terão que ser levados na sua bagagem de mão)

A dica é sempre que possível deixar as compras de itens com valor alto (notebooks, celulares, etc) para o fim da viagem, assim você pode aproveitar o esquema e conseguir uma boa grana de volta.

Se você quiser mais informações de uma olhada no site AQUI.

 

O que você viu neste post:

  1. Como fazer o tax file number
  2. Onde fazer a sua declaração de imposto de renda e quem pode te ajudar
  3. Que você pode resgatar o dinheiro da sua conta de superannuation quando sair da Austrália
  4. Que no aeroporto você pode pegar mais um pouco de grana de volta

 

Links úteis:

Site da receita federal Australiana (Australian Taxation Office)