A única promessa é feita por você mesmo, as agências não podem te prometer nada

 

As agências não podem te prometer nada em relação ao seu nível de inglês após o intercâmbio. Sabe por que?

 

Todos os alunos que decidem fazer um intercâmbio para aprender inglês tem a preocupação de voltar falando o mais fluente possível e muitas agências podem vender pacotes com dizeres: “Esta é  a melhor escola! Você vai aprender inglês de qualquer maneira! Todos que foram para esta escola voltaram fluentes!”. Mas não é bem assim que acontece. Nesta questão, as agências não podem prometer nada. Sabem por que? Você é o único que tem o controle sobre o quanto de inglês irá aprender! Claro que uma boa agência te guia para as melhores escolas e os melhores cursos, mas se você não se esforçar pode ficar na melhor escola por anos e continuar falando apenas o básico: “The book is on the table”.

Então, o que você deve fazer para aprender o máximo possível?

 

O que você verá nesse post:

1)     Que as aulas e os estudos são importantes;

2)     Porque você deve deixar a vergonha de falar inglês de lado;

3)     Que as amizades que você escolhe podem atrapalhar ou ajudar o seu inglês;

4)     Como a mídia e o trabalho podem te ajudar a aprender mais;

 

Estude

Isso pode parecer uma coisa muito óbvia, mas quando você está em um país diferente, conhecendo coisas novas e se deparando com novidades por todos os cantos, muitas vezes o hábito do estudo é completamente esquecido. Reveja as aulas, faça os trabalhos e leia o material, para ter a maior chance de realmente aprender o que estão te ensinando.

Vá as aulas

Dia de sol… Cidade bacana… E um pub super convidativo. Quem merece ter que ir a aula? Certo? Errado! As aulas vão te dar a base técnica da língua, que é essencial, alem da oportunidade de tirar dúvidas e aprender coisas novas com bons professores. Vale lembrar  que você esta pagando por elas e ninguém gosta de desperdiçar dinheiro.

Fale

Deixe a vergonha de falar inglês em casa e saia falando o máximo que puder. Faça pedidos em restaurantes, dê bom dia para o caixa do supermercado, pergunte o horário do ônibus para alguém que está no ponto com você…  Enfim, fale sobre tudo com todos. Quanto mais prática você tiver, melhor será seu inglês. Isso também serve para te expor a sotaques diferentes, pois muitos estudantes podem entender o inglês com sotaque americano do professor mas levam um choque quando escutam o inglês de um escocês ou de um australiano do interior pela primeira vez.

Uma dica cultural: muitas vezes quando você esta tentando falar algo e está tendo dificuldade, os nativos de países que falam inglês tem a tendência de repetir a frase que você acabou de falar. Não se ofenda! Muitas vezes o brasileiro pensa: “Essa pessoa que eu não conheço está me corrigindo!”, mas na verdade ela faz isso apenas pra ter a certeza de que te entendeu.

Deixe, o máximo possível, as amizades com brasileiros aqui no Brasil 

Estar longe de casa e em um lugar desconhecido pode fazer você procurar as pessoas que também estão na mesma situação, tendo um pouco mais a sensação de “estar em casa”. Tente ao máximo fazer amizades onde a língua em comum seja o inglês. Muitos estudantes acabam escolhendo o conforto das amizades brasileiras e depois descobrem que o inglês deles melhorou muito pouco por ter ficado falando português durante a maior parte do intercâmbio.

Faça amizade com os locals

Fazer amizade com os locais da cidade onde você está é um dos melhores jeitos de melhorar o seu inglês e conhecer como é realmente a cultura local. Alguns jeitos ótimos de se conhecer essas pessoas são: se inscrevendo em uma academia ou em um clube de esporte, fazendo uma aula de arte ou de música,  indo a pubs ou encontrando um trabalho. Não se assuste se não rolar um convite para frenquentar a casa do seu novo amigo logo no início da amizade. Isso não quer dizer que ele não gosta de você! Não desista. O que muita gente considera “frieza” do gringo, na verdade não é. Eles realmente são mais reservados, mas quando se tornam amigos acabam sendo tão “quentes” quanto os brasileiros.

Se exponha a mídia

Vá ao cinema, assista a televisão, ouça o radio, vá ao teatro, leia o jornal… Tente se expor ao inglês na mídia o máximo que puder. Assistir televisão e ir ao cinema são jeitos muito bons e divertidos de aprimorar a língua. Sem as legendas você tem que se esforçar para prestar atenção no que os atores estão falando. Se quiser ler algo que seja mais fácil, comece pelos jornais tablóides e livros de criança. Com textos menores e palavras mais fáceis, fica tranquilo entender.

Ache um trabalho (se o seu visto permitir)

Trabalhos em pubs, restaurantes e lojas, com contato direto com o público, são ótimos para treinar o inglês. Essa exposição, em um lugar onde você precisa entender seu cliente e também fazer com que ele te entenda, pode acelerar e muito seu aprendizado. Além de te dar a oportunidade de treinar tudo que você está aprendendo na sala de aula.

 

Essas dicas são um bom começo para você tirar o máximo de proveito do seu intercâmbio. Mas lembre que tudo, realmente, depende de você.

 

Para ver mais sobre as escolas com quem a Academia de Intercâmbio trabalha clique AQUI