Saiba o que diferencia uma escola da outra

Na hora de fazer o seu intercâmbio, nem todas as escolas são iguais. Saiba o que diferencia uma escola da outra.

Quando você estiver programando um intercâmbio internacional, provavelmente, gastará bastante tempo escolhendo o país de destino e quanto dinheiro deseja gastar. É importante lembrar que a escolha da escola onde você vai estudar deve ser feita com o mesmo cuidado.

Na Academia de Intercâmbio trabalhamos com um grande número de escolas em cada país (para ver uma lista das escolas com quais trabalhamos clique AQUI) e , muitas vezes, você ainda terá várias opções de escola em cada cidade. Mas o que diferencia uma instituição de ensino  da outra? Sabendo isso você poderá entender melhor porque elas tem preços diferentes e porque uma é mais recomendada do que outra, para você. Dessa maneira o estudante pode fazer a melhor escolha, de acordo com o seu perfil.

Então, o que diferencia uma escola da outra?

 

O que você verá nesse post:

1)     Que cada escola é diferente

2)     Que essas diferenças, muitas vezes, influenciam no preço do curso

3)     Que entendendo mais sobre a escola você poderá escolher a melhor opção dentro do que procura

 

Estrutura da escola

A estrutura física da escola pode variar muito: algumas são em prédios comercias, outras em universidades ou até em casas. Isso também influencia no número de salas e, consequentemente, no número de alunos que a escola pode receber.

Essas diferenças também causam variações no preço do curso que a escola oferece. Por exemplo: uma escola em um local amplo pode ter um aluguel mais alto do que outra que aluga salas dentro de uma universidade. Por esse motivo, o preço do curso terá que ser mais alto, para cobrir isso. Uma escola com um número maior de estudantes poderá ter um custo mais baixo, já que ele é dividido entre mais alunos.

As escolas também podem oferecer conveniências diferentes. Algumas tem refeitórios, outras dispõem de uma cozinha onde os alunos podem preparar a própria comida. Além disso podem disponibilizar bibliotecas, salas de computador, academia e sala de meditação.

É importante descobrir o que a sua escola oferece, para que você possa se programar. Você poderá comer no refeitório ou terá que levar a própria comida? Você precisará levar um laptop ou a escola disponibiliza uma sala com computadores? A escola tem wifi nas áreas comuns, caso você leve seu próprio laptop? Posso achar o material que preciso na biblioteca da instituição ou terei que procurar outra biblioteca? Tendo as informações completas sobre a estrutura da escola você poderá responder a todas essas questões.

 

Localização

A localização da escola também pode influenciar no valor dos seus cursos. Por exemplo: uma escola localizada no centro da cidade ou em um bairro mais afastado vai pagar um aluguel mais barato do que outra localizada no bairro mais badalado da cidade ou bem próxima à praia. Por isso seus cursos também serão mais baratos. É bom ter em mente que, normalmente, quanto mais bacana a localização mais caros serão os cursos.

Isso não significa que as escolas mais baratas estão em lugares ruins! As escolas que estão no centro da cidade podem não ter a melhor vista nem estar nos bairros mais descolados, mas tem fácil acesso ao transporte público, estão próximas das atrações turísticas e tendem a estar rodeadas de bares e restaurantes com ótimo custo-benefício. Faça uma pesquisa e descubra o que o bairro tem a te oferecer quando estiver decidindo para qual escola irá.

Saber a localização também é importante para que você programe seu trajeto e escolha seu meio de transporte. Tem estação de metrô ou trem próximas à escola? Posso chegar de ônibus? Quão longe fica a escola de onde vou morar? Quanto tempo vou demorar para chegar a cada dia? Essas são perguntas importantes que você deve ter em mente quando estiver decidindo em qual escola estudará.

 

Mix de nacionalidades

As escolas também se diferenciam pelo perfil dos estudantes que estudam nela. Em uma situação ideal,  tentam manter a proporção de estudantes de qualquer nacionalidade entre 10-20% do numero total de alunos, fazendo com que a população estudantil seja composta por diferentes nacionalidades . Porém, isso nem sempre é possível. Dependendo da escola, você poderá encontrar até 40% dos alunos vindos de apenas uma região.Quando isso acontece, o que algumas escolas fazem é aumentar o preço dos cursos para os alunos do país com percentual maior e fazer promoções para atrair os estudantes de outros países.

Tente saber sobre o perfil dos estudantes quando estiver pesquisando sobre as escolas e lembre que quanto maior a diversidade, melhor.

 

Material didático

O material didático oferecido é outra coisa que diferencia uma escola da outra. Em algumas escolas você é responsável por comprar todo o material sugerido e no final do curso ele ficará com vc. Em outras, você poderá “alugar” os livros: o estudante paga um valor e tem o uso disponível durante o curso. Quando as aulas terminam, ele devolve os livros e recebe o dinheiro de volta. Uma outra opção, normalmente encontrada em escolas que tem um custo mais em conta, é o material composto de xerox dos livros.

Tenha isso em mente quando estiver considerando o custo do curso que você irá fazer, pois um curso pode ser mais barato por oferecer um material didático mais simples.

 

Nível dos professores

A última coisa é lembrar que a qualificação dos professores é mais um diferencial entre as escolas.

Em alguns países os professores são avaliados por uma escala que vai do  1 ao 12, levando-se em consideração o número de anos exercendo a profissão, os cursos que fizeram, se são native speakers, entre outros critérios. As escolas que tem os cursos mais caros, normalmente tem professores de nível 8-12, que são native speakers e tem mais experiência. Escolas mais baratas podem ter um preço mais em conta por terem professores que lecionam há menos tempo ou que fizeram cursos mais básicos.

 

As diferenças entre as escolas podem ser grandes e normalmente são refletidas no preço (a menos que esteja com uma promoção para atrair alguma nacionalidade especifica em um determinado período) que você paga pelo seu curso. Tente conhecer bem a escola que você pretende estudar, para saber o que a diferencia das outras na mesma cidade. Deste jeito você poderá fazer a melhor escolha para o seu intercâmbio.

Links úteis:

Para saber mais sobre as escolas com quem a Academia de Intercâmbio trabalha clique AQUI

Join the discussion Comentário

Responda