As regras sobre estudo e trabalho na Austrália

Por 19/04/2016Trabalho, Vistos

Você quer saber as regras sobre o estudo e o trabalho na Austrália antes de embarcar? Leia o nosso post, fique sabendo e chegue preparado!

 

Para a maior parte dos estudantes a possibilidade de poder trabalhar durante os estudos é um grande incentivo para ir à Austrália. Mas você sabe quais são as regras sobre o estudo e trabalho lá? Cada país tem suas regras e é fácil se esquecer que, se você não seguir as regras do seu visto, corre o risco dele ser cancelado.

A grande parte dos estudantes acha o trabalho durante o intercâmbio importante para poder se sustentar durante os estudos, mas vale lembrar que o trabalho te proporciona muito mais do que segurança financeira. Durante o trabalho você terá a oportunidade de praticar seu inglês com um grande numero de pessoas diferentes, pondo em prática tudo que aprende durante as aulas. A parte social do trabalho também não deve ser ignorada… É onde muitos estudantes fazem amizades e começam a se entrosar com a cultura australiana.

Mas não se esqueça que o seu trabalho não deve afetar seus estudos: sua presença na aula é importante, não só para seu aprendizado, mas também para não ter o seu visto cancelado.

 

O que você verá neste post:

  1. Que você pode trabalhar 40 horas a cada duas semanas
  2. Que alguns tipos de trabalho não contam para essas 40 horas
  3. Que com o salário mínimo você pode ganhar em torno de AU$345 por semana
  4. Que dependentes podem trabalhar

 

Quais são as regras sobre estudo e trabalho na Austrália?

Para poder trabalhar enquanto está estudando, você terá que fazer um curso de no mínimo 14 semanas de duração. Se esse for o seu caso, a regra mais conhecida sobre estudo e trabalho na Austrália é que os estudantes podem trabalhar 40 horas a cada duas semanas durante o seu período de aulas. Mas você só pode começar a trabalhar depois que seu curso começar.

Durante as suas férias você pode trabalhar quanto tempo quiser, não há limites na quantidade de horas!

 

Quanto eu posso ganhar?

O salário mínimo na Austrália está hoje AU$17,29 por hora. Como estudante (se trabalhar 40 horas a cada duas semanas) você poderá ganhar AU$691,60 a cada duas semanas, pelo menos. Uma média de AU$345,80 por semana.

Esse valor pode variar dependendo do seu nível de experiência, área de trabalho e horário de trabalho.

Para ter uma idéia de quanto você pode ganhar, use a calculadora de salários do governo AQUI.

 

Qual tipo de trabalho não conta para essas 40 horas?

Se o seu curso exigir um estágio e isso for uma parte formal do seu curso, ele não contará para as 40 horas que você pode trabalhar a cada duas semanas.

Alguns tipos de trabalho voluntário também não contam para essa carga horária de trabalho, mas com algumas restrições: o trabalho tem que trazer algum beneficio para a comunidade, ser feito através de uma ONG, ser considerado um trabalho voluntário na Austrália e você não pode receber nenhum tipo de remuneração.

 

E se eu estiver fazendo outro tipo de curso?

Para os estudantes que estiverem fazendo um curso de pós-graduação (um mestrado ou doutorado) você também terá que esperar seu curso começar para poder começar a trabalhar. Mas, nesse caso, você poderá trabalhar quantas horas quiser.

 

Estou levando um dependente, ela/ela pode trabalhar?

Sim, mas seu dependente também só poderá começar a trabalhar depois que seu curso começar, 40 horas a cada duas semanas. Mesmo nas suas férias (quando você pode trabalhar quantas horas quiser) seu dependente só poderá trabalhar 40 horas a cada duas semanas.

Caso você esteja fazendo um mestrado ou doutorado, seu dependente poderá trabalhar quantas horas quiser.

 

O que mais eu devo saber?

Assim que você chegar na Austrália uma das primeiras coisas que você deve fazer é pedir o Tax File Number, equivalente ao nosso CPF aqui no Brasil. Você precisará fornecer esse número para seu empregador para trabalhar legalmente no país. Você pode fazer o pedido online pelo site da Australian Taxation Office.

 

 

O que você viu nesse post:

  1. Durante as férias você poderá trabalhar mais do que 40 horas a cada duas semanas
  2. Estágios que fazem parte obrigatória do seu curso não contam para as sua carga horária de trabalho
  3. A carga horária de trabalho permitida para dependentes depende do curso que você estiver fazendo
  4. A primeira coisa que você deve fazer é pedir seu Tax File Number

 

 

Links úteis:

 

Informação do governo Australiano sobre regras de trabalho para estudantes

https://www.border.gov.au/Trav/Stud/More/Work-conditions-for-Student-visa-holders

 

Informação sobre o salário mínimo na Austrália

https://www.fwc.gov.au/awards-and-agreements/minimum-wages-conditions/national-minimum-wage-orders