Como abrir uma empresa na Austrália com o ABN

Por 01/12/2015Trabalho

Saiba como abrir o ABN (Australian Business Number, o CNPJ Australiano) e seja seu próprio chefe quando trabalhar durante o seu intercâmbio!

 

Ao chegar na Austrália com o visto de estudante você poderá trabalhar 40 horas a cada duas semanas. Você pode trabalhar para alguém como um empregado ou pode abrir a sua própria empresa, prestando serviços para outras pessoas.

Para abrir a sua empresa na Austrália você precisará de um Australian Business Number (ABN), que é equivalente ao CNPJ aqui no Brasil.

 

O que você verá nesse post:

  1. As vantagens de ter o ABN
  2. Como conseguir o ABN
  3. O que fazer quando você voltar para o Brasil

 

Por que ter um ABN?

Com o ABN as empresas podem te contratar como pessoa jurídica ao invés de pessoa física. Isso, normalmente, diminui os custos para as empresas tornando o seu trabalho mais atrativo para eles. Isso também pode te ajudar a conseguir mais trabalho, já que seu custo-beneficio será alto. Com o ABN você está livre para cobrar o que quiser pelo seu trabalho. Dessa maneira, pode ganhar mais do que ganharia se fosse empregado como pessoa física.

Os estudantes devem se lembrar que ter o ABN não muda as condições de trabalho impostas pelo visto de estudante. Você só poderá trabalhar as 40 horas a cada duas semanas que seu visto te dá direito.

 

Onde começar

Você pode pedir o seu ABN online pelo site do Australian Business Register.

A primeira que coisa que terá que ter antes de fazer o ABN é um Tax File Number, que é equivalente ao CPF (para saber como conseguir um veja o nosso post AQUI). Você também terá que decidir qual será a estrutura de sua empresa. A maior parte dos estudantes acaba se registrando como Sole Traders. Essa é a estrutura mais simples de empresa: você trabalha sozinho e é responsável por todos os aspectos da companhia. Não divide os custos nem o lucro da empresa. Uma coisa que você deve lembrar sobre o sole trader é que se algo der errado, você é financeiramente responsável.

Para completar seu pedido online você terá que informar o governo sobre a atividade que deseja realizar: músico, jardineiro, cabeleireiro, etc. Também o endereço comercial e quando pretende começar a trabalhar. Você deve demonstrar que já está pensando em seu futuro negócio, por exemplo: ter escrito um plano de negócios, ter comprado ou alugado o material necessário ou ter registrado um nome para a sua empresa. Isso mostrará ao governo que o seu plano é sério.

Se você completou o formulário online, vai receber uma resposta imediata sobre o seu pedido. Se for aprovado, receberá o seu ABN imediatamente. Se você receber um numero de referência, isso indica que talvez precise dar mais algumas informações e alguém entrará em contato. Caso o seu pedido seja negado você pode entrar em contato com o Australian Business Register e pedir mais informações.

 

E quando eu sair da Austrália, o que eu faço?

Ao sair da Austrália você deve cancelar o ABN, já que sua empresa não estará operando mais no país. Fazer isso é simples e pode ser feito online no site do Australian Business Register. Antes de cancelar o seu ABN tenha certeza de que pagou todos os impostos que deve ao governo Australiano.

 

O que você viu nesse post:

  1. Que você pode ganhar mais pelo seu trabalho se você tiver o ABN
  2. Que você pode pedir o ABN online
  3. Que ao sair da Austrália você deve cancelar o seu ABN